terça-feira, 11 de setembro de 2018

Espresso Gladiolus


Olá!
Já há algum tempo que não falava das flores que andam pelo meu jardim, mas vamos já mudar isso.
Entre Março e Maio, eu e a minha mãe andámos entretidas a plantar flores na parte da frente do jardim, para aproveitar uma zona que limpámos. As flores escolhidas foram Gladíolos e Dálias.
Hoje vou mostrar-vos uma das espécies de Gladíolos que plantámos, os Espresso Gladiolos.




Quando as flores começaram a aparecer, mesmo no início de Julho, estranhámos um bocadinho, porque não estávamos à espera que as pétalas tivessem um preto carregado.
Esse preto, porém, acabou por ficar mais suave quando as flores abriram completamente. Fica sobretudo nas extremidades das pétalas, o que acaba por evidenciar ainda mais as pequenas saliências que elas têm.
Fico sempre fascinadas com estas flores de dois tons e como os conseguem juntar numa espécie de degradê suave e muito bonito.







Uma característica dos gladíolos que aprecio bastante é a textura das pétalas. Quase parecem de veludo, com um toque luminoso por toda a luz que apanham e quase reflectem.
Outra coisa bonita é que cada caule é constituído por várias flores que criam uma mancha muito apelativa e forte quando estão todas abertas. E é incrível perceber as diferenças que, mesmo assim, existem entre cada uma delas.





Sem dúvida que foi uma excelente adição ao nosso jardim. Acabaram a fazer uma combinação muito bonitas com as hortênsias, tanto pelo contraste de cores, como também pela diferença entre o tamanho das flores e da própria mancha causada.


Plantaram alguma flor nova este ano? O que acham de gladíolos?


Lena ♥


© Helena Pereira, Espresso Gladiolus, 2018 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx