quarta-feira, 11 de julho de 2018

Viana do Castelo for a Day


Olá!
Vamos voltar a Janeiro num instante? Eu sei que não apetece, porque estava muito frio e agora o que todos querem é calor e praia, mas queria partilhar convosco a minha ida a Viana do Castelo.
Fui com os meus pais e o meu irmão já no fim do primeiro mês do ano. Decidimos ir porque ouvimos falar do Hotel do Chocolate e desde então ficamos com curiosidade de ver como era.






Cada quarto tem o seu tema próprio. Há, por exemplo, os quartos do Chocolate Branco, Chocolate de Leite e Chocolate Ngro (este último foi no qual os meus pais ficaram), e a decoração de cada um dos quartos está relacionada com esse tema.
Eu e o meu irmão ficámos no quarto da Música, e por isso a cabeceira da cama tinha teclas de piano enormes, as minhas de cabeceira cubos forrados com capas de vinis e, claro, havia uma grande pauta musical na parede acima da cama.
Com a nossa reserva tivemos direito a uma recepção de boas vindas na qual se pode escolher o que beber. Os meus pais optaram pelo espumante de chocolate e eu e o meu irmão pelo chocolate quente, que soube mesmo bem naquele dia mais fresco.
À nossa espera no quarto havia uma saqueta de trufas. Podia ter ficada por aqui, mas não. Aquando o check out recebemos ainda mais alguns chocolates.




A reserva inclui também uma visita ao Museu do Chocolate, que fica mesmo ao lado do Hotel. É uma visita muito interessante e interactiva na qual se fica a saber a origem do chocolate, como foi produzido desde os primeiros tempos, para o que era usado, etc. Há também uma sala que mostra todo o processo de preparação do mesmo e quais as receitas, digamos assim, para fazer cada um dos tipos de chocolate (o preto, o de leite e o branco). E, adivinhem, no fim, o bilhete do museu dá direito a ainda mais chocolates produzidos na própria fábrica do Museu!







No dia em que chegámos já passava das 17h e entre ir ao Hotel, pousar as coisas, beber a bebida de boas-vindas e sair, já nada estava aberto para explorar como deve de ser. Por isso mesmo limitamo-nos a fazer uma caminhada pela zona e fomos até à estação dos comboios.









No segundo dia fomos até ao Santuário de Santa Luzia.
Fiquei maravilhada com este monumento cuja construção começou em 1904, por isso não é um edifício assim tão antigo. A ele rumam todos os anos, peregrinos que sobem o monte em jeito de promessa, algo que se faz já desde 1920, sendo que tudo começou como forma de pedir que a epidemia que se espalhava na altura acabasse e que, assim, as mortes cessassem.
O Santuário tem uma planta centrada de cruz grega, o que a torna um tanto ou quanto simétrica e muito quadrada. Apesar de ser uma costrução do século XX, apresenta elementos de inspiração gótica, como é o caso das grandes rosáceas de vitrais coloridos, que são consideradas as maiores da Península Ibérica.





A vista do monte é absolutamente incrível e apetece tirar centenas de fotografias, pois dá para ter uma perspectiva muito bonita sobre Viana do Castelo.
Aproveitamos a ida ao Santuário para descer e voltar a subir no Funincular. É um passeio curto, mas bonito e que, na minha opinião, vale a pena!


Ficaram algumas coisas por ver, mas há sempre vontade de voltar a esta cidade tão bonita! E se estão a pensar dar um saltinho a Viana do Castelo, tentem ficar no Hotel do Chocolate, porque vale muito a pena! Até os produtos para o banho cheiram a chocolate!


Lena ♥




© Helena Pereira, Viana do Castelo for a Day, 2018 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx