quinta-feira, 1 de março de 2018

The Post


Olá!
Ontem decidi que era dia de ir ao cinema e ver mais alguns dos filmes nomeados. Escolhi dois, assim para ocupar a tarde. Eram vários os filmes que queria ver no cinema, mas como não há dinheiro para tudo, tive que reduzir ainda mais a lista.
The Post conta com um dos meus actores favoritos, Tom Hanks, e por isso quis mesmo vê-lo no cinema. Lá convenci o meu irmão e lá fomos os dois, com um gelado a acompanhar.


Em 1971, após quatro Presidentes e vários anos de guerra no Vietname, são descobertos os documentos ultra-secretos que revelam toda a verdade sobre esta guerra e tudo o que os tais Presidentes fizeram, mas que omitiram com comunicados completamente distintos da realidade.
Kay Graham (Meryl Streep) é a actual dona e directora do jornal americano The Washington Post, comummente referido como The Post, e tem em mãos um problema financeiro e a constante descredibilização por parte de investidores, advogados e funcionários por supostamente não estar à altura do seu pai, fundador do jornal, e do falecido marido a quem sucede, e também por ser mulher.
Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor do jornal que quer ajudar Graham a dar mais lucro ao mesmo.
Quando sai a primeira publicação relativa aos documentos, Bradlee começa numa procura incessante de fontes e informações, de modo a conseguir um exclusivo e a dar mais credibilidade ao jornal, mesmo quando o The New York Times, autor desse primeiro artigo, se vê impedido de continuar a publicar sobre o assunto e é levado a tribunal.
Um caso que une os jornais contra o Governo e que revela um dos maiores segredos da Casa Branca, tirando a credibilidade a alguns dos Presidentes envolvidos, como é o caso de JFK, com quem Graham e Bradlee tinham uma relação de amizade.

The Post é um filme muito bem conseguido e que nos mostra os dias exactos em que tudo acontece, sem ser demasiado abusivo com detalhes do antes e do depois, pois o que interessa é mostrar como se chegou aos documentos, como procederam a partir daí e a possibilidade de prisão.
O backgroud das personagens é-nos dado ao longo do filme, em alturas em que faz sentido ficarmos a saber pormenores específicos.
Tem um ritmo sobretudo lento, mas sempre com coisas novas a acontecer e a aparecer. Este ritmo altera ligeiramente já depois de meio, tornando-se mais rápido, mas absolutamente adequado aos acontecimentos.
As prestações são boas, mas sem dúvida que a personagem principal é a história em si, sendo que é bastante perceptível o cuidado em revelar os pormenores de forma correcta e em enaltecer o que é importante ser visto.

Admito que não me impressionou tanto quanto eu esperei, e sem dúvida que considerei que as prestações fossem mais estrondosas do que realmente são.
É um bom filme para ficarmos a conhecer a história e algumas das personalidades que a marcaram.



Já viram The Post? O que acharam?


Lena ♥




© Helena Pereira, The Post, 2018 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx