quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Van Gogh Alive


Olá!
Está quase a chegar ao fim uma das experiências mais faladas este ano - Van Gogh Alive.
Esta experiência, tal como o nome indica, tem o objectivo de trazer as obras de Vincent van Gogh à vida. Numa sala revestida de telas e de projectores podemos ficar a conhecer um pouco da vida do pintor holandês, através de algumas notas biográficas que aparecem, mas também ver obras e algumas fotografias não só da vida de Van Gogh, mas também de alguns dos elementos que o mesmo pintou para uma possível comparação.

Mal soube que este evento vinha para Portugal soube que tinha de ir ver.
Já fui em Setembro, após o anúncio da sua continuação por mais tempo do que tinha sido previamente revelado, por isso já tinha lido algumas críticas. A maior parte eram boas, mas claro que algumas nem tanto, mas mesmo assim sabia que tinha de ir.



Há bancos e puffs para nos sentarmos durante a meia hora que a projecção ocupa. O chão está à disposição de quem se queira deitar e as paredes estão ali à espera de encosto.
Há uma zona com factos sobre algumas obras (podem ver na imagem em cima, à direita) que vos aconselho a ler primeiro, desta forma vêem a projecção com algum background.




No tecto há projecções diferentes de nas paredes, sendo que também cada uma tem a sua imagem. No topo das paredes podemos ver desenhos e frases (tanto em inglês como em português) do próprio Van Gogh sobre a vida, a arte e o que o rodeava.



Claramente que há um maior destaque para as suas obras mais conhecidas, como Os Girassóis e A Noite Estreladas.
As imagens das obras têm alguma movimentação e, em alguns casos, sons que as acompanham, seja para criar o ambiente da obra ou para a associarmos a um evento da vida do pintor.

Como disse, a projecção dura cerca de meia hora. O meu conselho é, como já referido, lerem primeiro os cartazes sobre as obras e depois escolherem um sítio para ver a projecção do início ao fim e de modo a que consigam ver tanto as paredes como o tecto. O último passo, na minha opinião, é darem uma volta pelo espaço, para verem algumas das coisas mais de perto e para terem a certeza que viram todos os pormenores.


Van Gogh Alive acaba já dia 22 de Outubro (domingo da próxima semana) e se ainda não foram à Cordoaria Nacional viver esta experiência, aconselho que o façam.

O preço normal é 12€. Se é caro (tem sido esta uma das críticas que mais vejo), sim, é. Mas como pessoa ligada à museologia digo-vos que uma experiência que envolve tantos projectores não podia ser mais baratas, pois pensem no gasto de energia e das lâmpadas dos mesmos aparelhos.
Façam um esforço, pois vale a pena.


Já tiveram oportunidade de viver esta experiência? O que acharam?


Lena ♥




© Helena Pereira, Van Gogh Alive, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx