quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Madrid | Dia 2


Olá!
Hoje vamos dar continuidade aos posts sobre Madrid. Este é o segundo e penúltimo, pois, como disse no post sobre o primeiro dia, só lá estive 3 dias.
Este foi um dia em grande parte dedicado a museus, a explorar um bocadinho as ruas e a visitar e aproveitar o Parque del Retiro após o almoço.

Madrid está repleta de construções gigantescas, tal como Paris. Para onde quer que se olhe há um edifício, um arco, uma coluna, ou o que quer que seja, com proporções enormes, e que me dão vontade de as trazer para Portugal, pois têm pormenores belíssimos, bem como histórias por detrás da sua construção.




 




A primeira paragem foi o Museu Thyssen-Bornemisza que mostra, como o nome indica, a colecção da família com o mesmo apelido.
Este museu está dividido em 3 andares. O primeiro divide-se entre obras dos Italianos Primitivos até obras Holandesas do século XVII. Não foi o meu favorito, pois tem imensos retratos e obras religiosas, que não são as pinturas que mais gosto, mas há algumas peças interessantes, como um Caravaggio que já vos mostro.
O segundo andar engloba peças holandesas desde o século XVII e peças realistas com datação de entre as guerras. Há também espaço para obras norte-americanas. Este foi, sem dúvida, o andar que mais me cativou.
O terceiro andar é dedicado à arte moderna e arte contemporânea. Gostei imenso das peças, mas achei que algumas salas não tinham uma boa organização das mesmas no espaço, o que se torna um pouco confuso. Várias obras numa parede, umas acima das outras, é algo comum para peças do século XIX, mas não para peças modernas e contemporâneas.
Quero muito voltar a este museu e perder mais umas horas pelas salas.
Adorava partilhar mais obras convosco, mas como devem conseguir perceber em algumas das imagens, as janelas estragaram as fotografias quase todas, pois estavam mesmo em frente às obras. Sendo que muitas das pinturas estavam protegidas com vidro, a luz da janela criava reflexo o que era não só péssimo para fotografar, mas também para conseguir ver a obra em condições.

Santa Catarina de Alexandria, Caravaggio, 1598-1599.

Retrato de Helena de Key, Winslow Homer, 1872.

Os Vessenots em Auvers, Van Gogh, 1890.

Os Descarregadores em Arles, Van Gogh, 1888.

Bailarina Verde, Edgar Degas, 1877-1879.

O "Martha McKeen" de Wellfleet, Edward Hopper, 1944.

Arlequim com Espelho, Picasso, 1923.

People's Flowers, Richard Estes, 1971.

Quase 3 horas depois, saímos do museu e fomos almoçar numa esplanada lá perto.





O próximo destino foi o Parque del Retiro. Estava um dia de imenso calor e precisávamos de descansar um pouco e estar à sombra. Bem, isso foi coisa que não durou muito, porque vimos que era possível andar de barco no lago e lá fomos nós. 6€ para 4 pessoas e 45 minutos é um preço excelente e vale a pena!
Os jardins são magníficos. Não havia muitas flores, mas que apareciam aqui e ali chegaram-me. O Palácio de Cristal é uma construção bonita e delicada, vazia mas com apontamentos lindos, lindos.
E o meu pai comprou-me um chapéu para eu não apanhar um escaldão na cabeça. Abençoado, porque estava mesmo para isso.





 

 

 



 
O último destino do dia foi o Museu del Prado onde, infelizmente, não podemos fotografar.
Gostei bastante da colecção do museu, com todos os seus Goya e Velázquez, mas não consegui ver tudo.


Depois de quase mais 3 horas num museu, foi altura de descansar e refrescar para o jantar.
O jantar foi tapas e depois seguiu-se um passeio para aproveitar as noites quentes da cidade. Madrid é tão bonita de noite como de dia.







E assim chegámos ao fim do dia 2.

Gostam de visitar museus? Dos que já visitaram, qual é o vosso favorito?


Lena ♥




© Helena Pereira, Madrid | Dia 2, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx