segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Jackie


Olá!
Neste post vou dar continuidade aos filmes com nomeações para os Oscars. Desta vez vou falar só de um, pois fui vê-lo ao cinema.
A review de hoje é sobre o filme Jackie.


Este filme é baseado numa entrevista que Jackie Kennedy deu poucos dias após o assassinato de John F. Kennedy, a 22 de Novembro de 1963. Uma entrevista da qual muito pouco foi publicado na altura (deixo aqui o link que mostra a publicação).
A entrevista serviu, em grande parte, para Jackie falar sobre tudo o que tinha acontecido naqueles últimos dias, mas também sobre sentimentos que fora acumulando ao longo dos anos, seja relativamente ao marido, ao ser a 1ª Dama ou até mesmo sobre algumas acções que JFK tomou enquanto Presidente dos Estados Unidos da América. Por este motivo mais pessoal, editou as notas do jornalista que a entrevistou, o que fez com que ele não pudesse escrever uma publicação totalmente livre.

Natalie Portman tem uma das interpretações da sua vida, sendo que consegue plenamente captar os tiques, o modo de falar e comportar e as emoções da verdadeira Jackie.
Este filme é uma lição de força que nos explica algumas das coisas que poderemos nunca ter percebido sobre o assassinato e, pelo menos no meu caso, sobre algumas imagens que foram partilhadas do momento.
Por exemplo, eu sempre me perguntei porque é que ela foi para cima da mala do carro aquando o segundo tiro. O filme explicou isso e, não vos vou revelar mais nada, só vos digo que é um motivo que cria impacto.
A acção do filme desenrola-se, como referi, no dia da entrevista, mas também mostra momentos anteriores, sobretudo do dia do assassinato, dos preparativos para o funeral e dá algumas breves mostras de situações que servem para percebermos a pessoa que Jackie é e o porquê de agir como age.
Dois dos elementos que nos ajudam a sentir verdadeiramente a história e as emoções que a envolvem são a música clássica forte e as constantes filmagens em close-up tanto nas personagens como em alguns detalhes.

Se ainda não viram o filme, têm seriamente de pensar nisso!


Lena ♥




© Helena Pereira, Jackie, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx