terça-feira, 29 de setembro de 2015

when it comes to buying concert tickets


Olá!
Hoje trago algo diferente aqui ao blog e nem sei muito bem como explicar, ahah. Quero falar-vos sobre bilhetes para concertos/festivais. Sim, leram bem.
Como já devem ter percebido eu gosto muito de música e de assistir a concertos, mas quero falar especificamente dos bilhetes e do momento de compra. Vamos lá ver se me consigo fazer entender ao longo do post.



Com 22 anos já foram muitas as vezes em que fui agradavelmente surpreendida com o anúncio de que uma banda ou cantor de que eu gosto vinham a Portugal, logo são já também alguns os concertos a que assisti e o momento de compra do bilhete acaba por ser diferente em cada situação.


No que toca a festivais mal se confirma que a edição do ano seguinte vai acontecer eu começo a juntar dinheiro para o bilhete, sempre para o dos dias todos, mas espero sempre muito tempo para os comprar por duas razões: quero ter a certeza que tenho companhia e quero que os dias estejam já quase todos preenchidos para saber se me interessa ir a um dia ou a todos ou até a nenhum. Nunca compro o bilhete quando eles são logo postos à venda, pois eu sei lá se vão confirmar bandas que eu gosto ou não e depois para devolver ou vender é uma trabalheira.



Em concertos a história é outra. Obviamente nunca poderia comprar o bilhete sem anunciarem o que quer que fosse, visto que são as bandas a fazer os anúncios de concertos individuais e dizem logo os locais e as datas. Desde o anúncio ao dia em que os bilhetes são colocados à venda passam alguns dias que também são bons para fazer decisões, mas e se não conseguirmos que elas sejam imediatas? "ah, porque já os vi não sei quando", "não tenho a certeza que consiga ir por causa das aulas/trabalho", "não me apetece ter de fazer uma viagem de x horas", etc. E depois os dias passam e os bilhetes esgotam.


Entre Novembro do ano passado e Junho deste ano apanhei 2 sustos do tamanho do mundo: os Placebo vieram cá e eu adiei ao máximo decidir se os queria ir ver ou não, pois já os tinha visto uma vez e não sabia se me apetecia (a sério, às vezes dá-me destas coisas e depois é ver-me a chorar). Decidi que queria ir e quando fui comprar o bilhete só ouço "ah, estão esgotados há quase 2 meses" e o mundo cai. Não que fosse algo horrível, pois, tal como disse, já os tinha visto mas essa mesma justificação levava-me a saber que ia perder um grande concerto. A minha sorte é que sou persistente e juntei-me a todos os grupos de Facebook relativos ao concerto e desde bilhetes de 30€ que estavam à venda por 100€ vi de tudo, mas também vi a minha salvação: uma rapariga disse que tinha dois bilhetes plateia em pé que precisava de trocar por dois de plateia sentada, porque teve um acidente e não podia ficar de pé, algo que eu não podia fazer, porque não tinha bilhetes, mas depois aparece outra rapariga a dizer que vendia dois bilhetes para plateia sentada e lâmpada na minha cabeça acendeu: "ah, podias trocar os bilhetes com x e vendes os dela para plateia em pé e tens já aqui uma compradora para um, falta arranjar outra". Elas concordaram e apareceu mais uma alma que comprou o outro bilhete. E assim, a menos de uma hora do concerto, eu arranjei um bilhete.



O segundo susto aconteceu este ano com o Alive: as pessoas que costumam ir comigo nunca mais se decidiam se iam aos 3 dias ou só a um deles, então a compra do bilhete para o 1º dia ficou adiada e depois o bilhete esgotou. E eu estava para morrer. A sorte foi que nesse mesmo dia a Fnac anunciou os vencedores de um passatempo para ganhar bilhetes para o 1º dia e eu fui uma delas. Já não foi uma situação tão dramática, mas fez-me perceber que era a última vez que esperava que alguém decidisse e que a partir dali queria lá saber se tenho companhia. E não sei porque é que já não era assim, pois há uns anos já fui a festivais sozinha, porque ninguém queria ir comigo mas eu também não queria perder concertos pelos quais esperava há anos (como Incubus, Mika, Radiohead, The Kooks, etc). Mas agora vai ser sempre assim. Se quero ir vou e está arrumado. Se sobrevivi 3 anos em Lisboa a morar e a fazer coisas sozinha, não é por um dia que me perco.



A questão de muitos dos concertos serem em Lisboa também contribui, pois implica perder um dia inteiro e se estivermos em tempo de aulas quase de certeza implica faltar a aulas e depois chegar às 500 a casa. Esse é um dos motivos que me leva a preferir os festivais: é no Verão, vemos muito mais bandas e não há problema em ficar por lá a dormir. Só me chateia é que enquanto estive em Lisboa não houve assim muitos concertos interessantes. Eu fui para lá toda contente porque ia poder ver o que quisesse e nada. Volto para Gaia e confirmam logo 3 mil coisas que gostava de ver. Não se faz, ahah.



Ainda só me aconteceu uma vez ir a Lisboa de propósito ver um concerto e para o ano vai acontecer outra vez: os Muse. E são eles a razão deste post. Vão dizer-me que os vi no Alive e eu digo-vos que também os vi no Estádio do Dragão e no RiR e foi sempre lindo. Até podia ter considerado nem ir ao concerto do próximo ano, pois no Alive eles já apresentaram o novo álbum, mas não estejam à espera de juntar "Muse" e "palco 360º" na mesma frase e que eu fique impávida e serena. Como aprendi muito bem com os Placebo e o Alive deste ano, o bilhete para os Muse já está guardado cá em casa e agora é só rezar a todos os santos que eu não tenha nada de importante ou obrigatório para fazer nesse dia e tenha de devolver o bilhete. Rezem por mim, sim?

Depois desta conversa toda, tenho interesse em saber a vossa experiência! Costumam comprar o bilhete mal eles são postos à venda? Ou esperam e desesperam? E com os festivais como fazem? Compram sem haver bandas anunciadas ou esperam por alguém que vos encha o coração? Já tiveram alguma experiência como a minha de ficarem sem bilhetes? Contem-me tudo!



Lena ♥


© Helena Pereira, when it comes to buying concert tickets, 2015 All Rights Reserved.

10 comentários:

  1. foi bastante interessante o post :) não tenho grande experiência no tema porque infelizmente só fui a um festival ainda por isso nao posso propriamente opinar sobre o assunto ahah

    beijinhos
    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Vais ver que cedo vais ter mais experiência! :D
      xx

      Eliminar
  2. ahh foste ver foals <3 fiquei super triste por não conseguir ir :(

    www.mabsoph.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui por estar em Lisboa e até foi por acaso, porque havia mais 3 concertos que queria ver na altura e acabei por os escolher a eles. xx

      Eliminar
  3. Eu fui ao concerto dos Muse no Estádio do Dragão e adorei ♥
    Beijinho ♥
    http://www.style2beauty.com/

    ResponderEliminar
  4. Loved this post, you always brighten up my evenings! Xx



    Pandora Dupe- CHEAP!

    ResponderEliminar
  5. Fun post, it's nice to have different types of posts on your blog sometimes, definitely a fun read.

    Concerts are so fun, you've seen some great bands, and I'm sure even more will come your way soon :) many awesome memories to make

    xo, Haylee
    http://www.dolledupdaily.com

    ResponderEliminar

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx