quarta-feira, 30 de setembro de 2015

portraits by Arman


Olá!
E hoje a Arte aparece no blog. Finalmente. Era algo que já queria fazer há algum tempo, mas a forma como o que queria fazer envolvia muito trabalho para o qual não tenho disponibilidade neste momento devido ao mestrado. Mas eis que, ao visitar uma exposição na semana passada, me lembrei de outra maneira.
Começo com um artista que muitos de vós não devem conhecer, pois não é daqueles muito falados como Van Gogh ou Leonardo da Vinci.


A semana passada visitei a exposição [CON]TEXTO na Galeria Municipal do Porto, no Palácio de Cristal, que pode ser visitada até ao dia 15 de Novembro. A obra que vêem em cima é de Pedro Calapez e chama-se Auto Retrato. Esta ideia de auto retrato em que não há ninguém retratado mas sim as suas coisas, ambientes e trabalho é algo de que eu gosto e que me é familiar e levou-me imediatamente para as obras do artista francês Arman, um dos fundadores do Nouveau Réalisme em 1960, um estilo que trazia o realismo de novo para arte, mas de uma forma ainda mais real.

Daniel Spoerri, 1962.
Arman dedicou-se sobretudo a fazer os que ficaram conhecidos como "retratos do século XX", isto porque, tal como acontece na obra de Pedro Calapez, os seus retratos não mostravam as pessoas mas sim os objectos e é a partir deles que ficamos a conhecer os retratados. Nestas obras o que ele começa por fazer é pedir às pessoas, que são sobretudo seus amigos e artistas, que lhes forneçam coisas que os caracterizem e com isso ele monta algo como na imagem acima. Pode ver-se um pouco de tudo e, na minha opinião, é uma forma muito mais específica de ficar a conhecer alguém.

Jacques de la Villegle, 1965.
É um trabalho que vai desenvolver durante vários anos, entre 1960 e 1992, e dá-lhes o nome de "retratos robot". Passa também por várias fases, sendo que deixa de pedir coisas às pessoas e começa ele próprio reuni-las, muitas vezes a partir do lixo que essas pessoas fazem e até acumulam.

Lustre, 1958.
Esta ideia de acumulação é algo que também vai trabalhar muito, fazendo um retrato de uma sociedade que ele considera ser super consumista e que é capaz de ter muitas coisas do mesmo e até de as deitar fora mesmo quando em bom estado. Este é um trabalho que acompanha todo o seu trabalho, sendo que o começa, mesmo antes de existir Nouveau Réalisme, em 1958 e só termina no ano em que morre em 2005.

Clic Clac Kodak, Hourra!, 1961.
Denomina mesmo estas obras como Acumulações e para mim as mais fascinantes são as mais antigas, pois posso conhecer uma sociedade da qual não fiz parte e que me fascina.

Gaz A Tous Les Etages, 1961.
Todas estas obras são constituídas com coisas que ele retirou do lixo e é impressionante ver a quantidade de variedade que se pode encontrar no lixo, desde relógios de bolso, garfos, dentaduras, armas, cadeados, negativos, óculos, moedas, olhos de plástico, etc., havendo mesmo acumulações destas em que todas as peças são exactamente iguais, sendo uma forma de podermos ver as modas que vão passando, seja com escovas, bonecas, botões, etc.

Sans Titre, 2005.
Achei interessante trazer-vos este tipo de retratos, tanto de um indivíduo como de uma sociedade, e agora quero que me digam o que acham vocês destes trabalhos. Se vos fizessem um retrato destes o que é que ele incluía? E quais acham que seria os objectos que caracterizariam a nossa sociedade numa destas acumulações? Se quiserem ficar a conhecer mais obras de Arman basta acederem a este site.

Todas as imagens foram retiradas da Internet.



Lena ♥


© Helena Pereira, portraits by Arman, 2015 All Rights Reserved.

4 comentários:

  1. Gostei imenso da confusão organizada do trabalho dele, obrigada por partilhares :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo tem o seu lugar embora não pareça. Ainda bem que gostaste! xx

      Eliminar
  2. obras singulares, sem sombra de dúvidas! Gostei da Sans Titre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa obra é super bonita! Engraçado ser possível encontrar tantos pares de brincos iguais no lixo! xx

      Eliminar

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx