segunda-feira, 25 de março de 2019

Todas as Camélias do Mundo


Olá!
Nos dias 2 e 3 de Março, o Porto viu-se recheado de Camélias de todos os tipos e feitios.
Porto. Cidade das Camélias teve este ano lugar na Estação de Metro de São Bento, tendo também uma exposição de arte relativa ao tema na Estação de Comboios de São Bento.
Foi a primeira vez que tive oportunidade de ir a este evento e valeu tão a pena! Talvez a estação de Metro não tenha sido o melhor local para tal, mas a beleza de tantas e tantas camélias ultrapassou esse detalhe.







Basta um passeio pelas ruas de Vila Nova de Gaia ou do Porto para ver várias das camélias existentes no mundo, mas nunca as tinha visto todas juntas, fora das árvores e em composições tão bonitas.
A Estação de Metro de São Bento encheu-se de tons de rosa, vermelho, roxo e branco e com algum aroma (nem eu sabia que há camélias com cheiro) e estava uma das coisas mais bonitas que vi.
As flores estavam dispostas em mesas redondas brancas com o tampo revestido com relva. Em algumas víamos as flores agrupadas por espécies e ainda em ramos, noutras estavam todas misturadas e dispersas para percebermos as diferenças entre elas e havia ainda mesas com composições em altura e em modo degradê.









Todas as espécies estavam acompanhadas de placas que diziam o seu nome e origem. Logicamente muitas delas vieram do Japão, mas há também algumas portuguesas.
Em algumas mesas ficávamos também a conhecer as vencedoras dos vários concursos que eles fizeram relativamente a estas flores.


 







Para mim, este evento teve uma coisa muito errada: uma hora de fecho. Algo que não faz sentido nenhum, principalmente tratando-se de uma exposição numa estação de metro por onde passam centenas de pessoas durante o dia. Às 19h as luzes por cima das flores foram desligadas. Penso que, em dias normais, as luzes estarão acesas durante o dia todos os dias, por isso não me fez sentido nenhum este gesto.
Deste modo, as camélias perderam um pouco a cor e o brilho, mas foram na mesma as princesas do sítio e dava para as ver na mesma, embora não tão bem.






Este é um evento que se realiza já há uns anos, todos eles em locais diferentes. Se tiverem oportunidade, não deixem de o visitar nos anos que aí vêm. Vale muito a pena e ouvem-se muitos "ahhh, que bonita", aqui e acolá (principalmente se eu também lá estiver, ahah).

Visitaram o Porto. Cidade das Camélias este ano ou em algum ano anterior? Qual a vossa opinião?


Lena ♥


© Helena Pereira, Todas as Camélias do Mundo, 2019 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx