segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Oscars Nominees 2019 | Round 2


Olá!
Vamos então à segunda e última ronda de vários nomeados aos Oscars, que acontecem já esta noite!
Confesso que este ano me desleixei um pouco com os filmes, porque já tinha visto vários no cinema e, depois da revelação dos nomeados, deixei passar bastante tempo até começar a ver o que faltava.
Hoje trago-vos mais 4 filmes!

First Reformed

Estamos em 2017 e encontrámos o Reverendo Toller (Ethan Hawke) numa altura em que está doente, viciado em álcool e a registar os seus pensamentos em forma de Diário, um compromisso que decidiu assumir durante um ano. A isto alia-se uma descrença na fé na Humanidade que vem com o pedido de Mary (Amanda Seyfried) para ajudar o marido, Michael (Philip Ettinger), que se encontra numa depressão causada pelo estado do meio ambiente.
Esta descrença de Toller é na Humanidade e não em Deus, pois acredita, ao contrário de muitos, que Ele não ira querer destruir aquela que foi a sua criação.
Após alguns acontecimentos, Toller larga o seu inferno pessoal, para tomar o de Michael, e daqui vão partir ideias e acções nas quais nunca teria pensado, mas que, apercebe-se, lhe fazem todo o sentido.
É um filme cru e forte em alguns temas e imagens, que se nos apresenta sem dar a certeza se já vimos tudo o que tinha para oferecer a nível cinematográfico e do possível ou impossível. Há cenas que nos deixam perplexos, não por estarem fora do contexto ou algo parecido, mas porque não esperávamos que algo assim acontecesse. Há também vários cortes que nos deixam espaço para imaginar e interpretar para além do que vimos.
Sem dúvida que vale a pena ver, porque tem temas bastante actuais e que nos fazem pensar.

Nomeações: Melhor Argumento Original.


Spider-Man: Into the Spider Verse

Começámos este filme a achar que estamos a acompanhar a transformação de um Spider-Man diferente, até que Miler Morales se cruza com Peter Parker. O primeiro numa altura em que tenta perceber o que se passa com ele e o segundo na sua habitual e já conhecida luta contra o mal.
Podíamos ficar por dois, mas na verdade são ainda mais cinco. Todos eles aparecem após este encontro e cada um vem da sua dimensão e com a sua história. Muitos são os pontos em comum, claro, mas têm pormenores que os distinguem.
Devo dizer que gostei imenso deste filme. Temos na mesma o toma mais cómico que acompanha as histórias já conhecidas do Spider-Man, que se alia ainda a uma história complexa e muito bem construída.
A animação é excelente, com cores vibrantes e com imensos detalhes. A ela aliam-se elementos todos da banda desenhada, não só a nível do desenho, mas também dos elementos gráficos e textuais. É tudo muito fluído e muito bem combinado.
É algo diferente no mundo da animação e que tem aqui uma nomeação muito merecida.

Nomeação: Melhor Filme de Animação.


Vice

Neste filme podemos acompanhar o caminho realizado por Dock Cheney (Christian Bale), sempre acompanhado pela sua mulher Lynne (Amy Adams), até assumir o cargo de vice-presidente no mandato de George W. Bush (Sam Rockewell). Todas as suas ideias e decisões, a sua personalidade e as relações familiares, políticas e sociais.
A nível de prestações, uau, são todas absolutamente incríveis. Os actores tornam-se completamente nas personagens que interpretam, seja com as suas expressões faciais, os gestos ou o modo como falam.
A história é muito interessante, mas admito que é contada de uma forma estranha. O filme é um pouco confuso e tem muitas voltas e reviravoltas entre o passado e o presente da acção. Há também elementos escritos que, a meu ver, não se enquadram e não fariam falta.
Concordo com todas as nomeações a nível de actores, mas as de melhor filme e melhor realizador não se aplicam, a meu ver.
Apesar destes tópicos mais negativos, é uma história que vale a pena conhecer, até porque está relacionada com muitos eventos significativos na História recente dos Estados Unidos da América e que, infelizmente, ainda têm implicações nos dias de hoje.

Nomeações: Melhor Filme; Realizador (Adam McKay); Actor Principal (Christian Bale); Actriz Secundária (Amy Adams); Actor Secundário (Sam Rockwell); Caracterização; Argumento Original; Edição de Filme.


The Ballad of Buster Scruggs

Um conjunto de 6 histórias que compõem um livro com o mesmo título, no qual o filme é baseado. Todas elas têm um comum o facto de terem acção no Velho Oeste e serem, por isso, histórias de Cowboy, na sua maioria. São também aliadas no tema da morte, que as percorre de uma forma mais forte ou mais leve e com mais ou menos importância. As que mais gostei foram a 1ª, a 5ª e a 6ª, todas elas muito diferentes.
Não li o livro, mas penso que, tratando-se de contos, terão uma adaptação bastante fiel.
Os cenários estão muito bem conseguidos e somos que quase transportados para aqueles vários universos e acontecimentos.
É povoado por algumas músicas muito bonitas, embora a minha nomeação recaísse numa diferente da que foi efectivamente escolhida.
É um filme de histórias interessantes de conhecer, exactamente porque conseguem ser muito diferentes entre si, embora com eles de ligação.

Nomeações: Argumento Adaptado; Música Original; Design de Produção.



Viram algum destes filmes? Qual o vosso favorito?


Lena ♥


© Helena Pereira, Oscars Nominees 2019 | Round 2, 2019 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx