domingo, 19 de maio de 2019

Gotas em Flores


Olá!
Se há duas coisas que gosto imenso são flores e chuva, e uma aliada à outra é ainda melhor!
Adoro quando chove e as pétalas das flores ficam salpicadas pelas gotas mais bonitas e que lhes dão assim uma superfície mais brilhante.
No ano passado, aquando a festa de Santa Maria Madalena aqui onde moro, aproveitei para fotografar flores assim. Não choveu, mas ao fazer o tapete de flores temos que as ir molhando para não voarem. O resultado é tão bonito, que em vez de ajudar andei de máquina fotográfica na mão.





Fazer este tapete de flores para a procissão da festa é já uma tradição. Desde pequenina que me lembro de ir para casa dos meus avós e passar a tarde a enfeitar a rua com a ajuda dos vizinhos, e depois ir para a varanda, na qual se pendura uma colcha branca, ver a procissão passar.

Tal como podem reparar, chega a uma altura em que não ajudo assim tanto, porque levo sempre a máquina fotográfica para registar como ficou tudo. Todos os anos o resultado é diferente, mesmo que os moldes sejam os mesmos. E tomar esta decisão de fazer a reportagem fotográfica, digamos assim, permite-me também ir observando todos os pormenores pequeninos, como aconteceu com as gotas.

 



 

As flores e folhas são sempre as mais variadas e valem das maiores às mais pequenas. Rosas, hortênsias, flores do diabo, fetos, bougainvilleas, etc.

E claro que as gostas da água que cai pelo regador têm também todos os tamanhos possíveis, com algumas mesmo pequeninas que pontuam algumas das pétalas e folhas e outras tão grandes que já quase as podemos chamar de poça.

E é bonito ver quando a luz do sol bate nelas e lhes dá quase uma tonalidade diferente, consoante a cor da flor em que pousam. E assim as pétalas ganham quase dois brilhos diferentes, um que se mostra nas gotas e outro que se vê nas partes não molhadas.







Já estou a contar os dias para a procissão deste ano. A ver se tiro fotografias do género, mas a tentar focar-me em outras flores que não as que vocês vêem aqui.


Lena ♥


© Helena Pereira, Gotas em Flores, 2019 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx