terça-feira, 14 de novembro de 2017

Murder on the Orient Express


Olá!
Estreou na semana passada um remake do filme Crime no Expresso do Oriente, baseado no livro de Agatha Christie. Como fan que sou da série Poirot, tive mesmo que ir ver o filme, principalmente porque quis ver se conseguiam fazer algo diferente da série, neste que é uma das histórias mais exploradas da saga.

Imagem de imdb.com
A história começa com um Poirot (Kenneth Branagh) desejoso de ficar de férias, depois de sucessivas as semanas a viajar e a resolver crimes. Claro que, sendo esse o início do filme, essas férias serão adiadas por um homicídio no comboio que o levaria de volta a Londres.
Edward Ratchett (Johnny Depp) é assassinado durante a viagem e uma carruagem inteira de passageiros passa a ser suspeita. Poirot insiste em não aceitar o caso, mas com o descarrilamento do comboio, devido a uma avalanche, é persuadido a avançar com a investigação, como forma de entregar o caso resolvido às autoridades assim que consigam endireitar o comboio e parem na próxima estação.
Sem dúvida que estas não são as condições ideais para se investigar, pois os acessos a informação são restritos, bem como a forma de recolher e analisar as provas. Mas Poirot tem sempre uma carta debaixo da manga e, claro está, consegue solucionar o caso.

Como disse, todos os passageiros da carruagem são suspeitos e uma coisa interessante neste filme é o dar-nos a conhecer um pouco do que está para trás em relação a cada uma delas. O mesmo acontece com Poirot, e eu acho importante, porque, enquanto que na série temos um acompanhamento gradual da personagem, aqui ela tem de ser apresentada quase de rompante e com mais alguns pormenores ao longo do filme, e isso, na minha opinião, foi algo muito bem conseguido.
Quando vi o trailler fiquei um bocadinho de pé atrás com este novo Poirot, principalmente por uma diferença tão grande no tamanho de bigode, ahah. Mas admito que, durante o filme, não me incomodou e acho que se inseriu bem no actor e na sua abordagem da personagem.

Não consigo avançar com um defeito nas prestações de nenhum dos actores, sendo que alguns deles me surpreenderam, por não serem usuais no tipo de papel que interpretaram, como é o caso de Johnny Depp e de Josh Gad.
É um filme com momentos cómicos na altura certa e com a tensão também muito bem doseada por todo o tempo, e dessa forma não se torna aborrecido nem demasiado cansativo.
As imagens são excelentes, especialmente com os planos das paisagens com os montes cobertos de neve, e gosto da forma como a câmara segue as personagens e de como não há problema em filmar de cima, seja nos já referidos planos de paisagem, mas também nos planos de personagem.
Há também algumas referências que encaixam muito bem nas cenas para as quais foram escolhidas, como acontece no final com uma espécie de última ceia:

imagem de imdb.com

Se ainda não viram, aconselho vivamente que o façam, porque vale mesmo a pena!
Se já viram, digam-me o que acharam!




Lena ♥




© Helena Pereira, Murder on the Orient Express, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx