sexta-feira, 28 de julho de 2017

Paris | Dia 3


Olá!
No terceiro dia em Paris decidimos ir até ao Palácio de Versalhes. Desde que ouvi falar desde Palácio pela primeira vez que fiquei com vontade de lá ir, mas devo dizer que saí de lá um pouquinho desiludida.

Passo a explicar: há duas filas, uma para comprar bilhete e outra para esperar para entrar no Palácio. Na primeira demorámos uma hora, na segunda quase mais 3 horas. O que vale é que não choveu. Depois uma pessoa entra e quase não vê o que quer que seja, porque há pessoas em cada milímetro do chão e mal se consegue andar. Para além disso, fui lá numa altura em que a ala da Rainha estava fechada para reconstrução, sempre agradável, e nem há desconto no bilhete (o que vale é que só o meu pai e a minha mãe é que tiveram de pagar entrada). Como se já não bastasse, vamos ao jardim e dizem que eu e o meu irmão temos de comprar bilhete, porque era dia de fontes musicais (que apenas consistia em colunas a dar música clássica...tipo, a sério que queriam que pagasse 8€ para isso?). Era para estar mais uma hora em filas, mas eu e o meu irmão pegamos nos bilhetes dos meus pais e fomos ver os jardins sozinhos. Estivemos lá pouco tempo, para os meus pais não apanharem seca. Nem vimos o Petit Trianon, que era o edifício para onde a Maria Antonieta ia, nem nada, vimos só mesmo a parte superficial dos jardins, tirámos algumas fotografias e pronto.
Epá, eu só acho que podiam ter logo dito na bilheteira que se tinha de pagar entrada para o jardim. Quando comprámos os bilhetes para os meus pais dissemos especificamente que era para o Palácio e para o jardim e a senhora podia ter dito logo que eu e o meu irmão, mesmo tendo menos de 25 anos tínhamos de pagar para o jardim, mas nada.
Aquilo é tudo muito bonito, a sério, mas vai-se com uma ideia do que se vai ver e sai-se de lá duplamente desiludido.




 
 
 
 



 

Todas as salas são absolutamente incríveis. Só acho que deviam limitar um pouco o número de entradas por dia, para as pessoas poderem ver tudo com atenção e terem tempo para lá.
 


 





Os jardins também estão repletos de beleza, só foi pena o dia cinzento e, como referi, o não ter visto grande coisa.
Sem dúvida que quero voltar a Versalhes para ver tudo o que não vi, mas não sei se será da próxima vez que for a Paris.

Quando saímos de Versalhes apanhámos o comboio para a zona da Torre Eiffel e depois apanhámos um barco que faz daqueles "cruzeiros" pelo Sena com várias paragens em que podemos entrar e sair.
Saímos na zona da Catedral de Notre Dame. Estava a chover imenso, mas foi um dos sítios mais bonitos que eu já visitei.







Tivemos a sorte de estar a decorrer um missa, por isso foi possível ver o espaço com um ambiente diferente. Estava imensa gente a assistir e foi muito bonito. Só não houve oportunidade de visitar a zona do deambulatório, pois é fechado aquando a missa. Também não pudemos ir ao andar de cima.

 





É, sem dúvida, um dos sítios a que mais vou querer voltar numa próxima ida a Paris e ver tudo, tudo, tudo.


A última paragem foi a Shakespeare and Company e eu nunca tive tanta dificuldade em escolher um livro para comprar como ali. Acabei por trazer dois, um relacionado com Arte e o Romeu e Julieta, pois achei que fazia sentido.
Fica mesmo perto da Catedral de Notre Dame e vale mesmo a pena a visita!

Depois voltámos a subir ao barco e saímos na zona do Louvre e fomos a pé para casa com todas as nossas impurezas a ser lavadas pela maior chuvada de sempre.
Quando chegámos ao airbnb foi só tomar banho e comer. Na televisão estava a dar o Corcunda de Notre Dame e foi a coisa mais linda de sempre, porque tínhamos ido à Catedral e foi possível fazer comparações.


Já foram a algum destes sítios? Por favor digam-me que tiveram uma melhor experiência em Versalhes do que eu, para eu ter motivação de lá voltar!


Lena ♥




© Helena Pereira, Paris | Dia 3, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx