quarta-feira, 26 de julho de 2017

Leonardo da Vinci - As Invenções do Génio


Olá!
Ontem decidi levar o meu irmão a ver a exposição temporária que está patente na Alfândega do Porto. Já lá queria ir há imenso tempo, mas com o estágio, a escrita do relatório e depois a preparação para a defesa, fui deixando para depois. Mas ainda fui a tempo.
Esta exposição é dedicada a Leonardo da Vinci, principalmente às coisas que ele inventou. A partir dos desenhos que Da Vinci deixou foram criados protótipos nos quais, na sua maioria, podemos mexer para perceber a sua dinâmica. Além dos protótipos há também uma placa explicativa para cada um, o que facilita ainda mais a percepção.




O espaço é acompanhado de tabelas que contam um pouco da vida e das várias facetas de Leonardo da Vinci, sendo uma forma de mostrar o porquê de ter o interesse de criar as coisas demonstradas.
Há também frases, como a que podem ver acima, que vão acompanhando as paredes e que mostram um homem com uma visão muito diferente no mundo do que seria de esperar para a altura em que viveu.






Para além dos protótipos, há também uma área dedicada a algumas das suas pinturas mais importantes. Aqui tudo são cópias digitais e que têm o principal intuito de dar a conhecer algumas das técnicas que Da Vinci introduziu na Pintura. Mais uma vez, todas as telas são acompanhadas de uma tabela explicativa bem interessante.
Nesta parte da exposição, e agora vai falar o meu coração de museóloga, acho só que deviam ter optado por mostrar as obras no seu tamanho original. Podem ser reproduções, mas eu penso que deviam possibilitar a sua leitura o mais aproximado da realidade possível.





Confesso que pensava que a exposição não ia ser nada de especial, mas mudei completamente de ideias.
Como historiadora de arte, tinha uma noção das criações de Da Vinci, mas é diferente vê-las materializadas e perceber como, na sua grande maioria, elas existem nos dias de hoje, mas já muito mais modernizadas. Alguns dos seus desenhos deram origem às primeiras versões de muitas das coisas que utilizamos hoje em dia, seja o macaco para subir o carro, gruas para ajudar nas construções e, como todos sabem, os planos para permitir ao Homem voar.

Saí de lá muito satisfeita e por isso aconselho a todos a visita! Mas despachem-se, porque acaba já na segunda-feira!



Lena ♥




© Helena Pereira, Leonardo da Vinci - As Invenções do Génio, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx