segunda-feira, 7 de março de 2016

My love for Van Gogh


Olá!
Não sei se já sabem, mas este ano vai sair o primeiro filme alguma vez feito a partir de pintura e vai ser sobre *tam tam tam tam* o Van Gogh. Yaaayy!
O pintor holandês é, sem dúvida e já desde há muito tempo, um dos meus artistas favoritos e tudo o que façam sobre ele faz-me feliz, por isso fiquei super entusiasmada quando soube deste filme.

image from plus.google.com
Pensei em agarrar esta oportunidade e falar sobre um dos mais famosos pintores do mundo. Penso que posso dizer que o trabalho de Van Gogh é marcado pela sua história de vida, não só a nível das emoções mas também em relação ao que ele vive, sendo que transporta isso para as suas pinturas e podemos vê-lo perfeitamente.
Ficou conhecido pelo Impressionismo, mas antes de se focar apenas nesse estilo experimentou muitos outros, de modo a perceber qual o que se adequava mais a si. As suas pinturas a óleo são marcadas por cores vibrantes.

Auto-retrato (pormenor), 1887.

Van Gogh nasceu em 1853 no seio de uma família muito religiosa, motivo que desde cedo lhe deu um trabalho, sendo que em 1878, após ter sido destituído do seu trabalho como comerciante de art, vai para a Bélgica como missionário. Apesar de o trabalho ter durado apenas um ano foi algo importante na sua vida, pois foi quando começou a retratar as pessoas da vila e é isso que o faz aperceber-se que quer ser um artista e não um missionário.

Foi autodidata e o tema pelo qual começou foi, tal como disse, o de representar o povo, especialmente aquando no local de trabalho, tendo como influência o trabalho de Millet, um pintor que admirava bastante. Penso que este é um aspecto importante, pois há muita gente que só conhece os seus auto-retratos como exemplo das suas pinturas de gente.

Camponeses comendo batatas, 1885.

Em 1886 vai para Paris para poder aprender mais sobre arte. Fica em casa do seu irmão Theo, sendo que este foi sempre o seu maior suporte, pagando tudo o que Vincent necessitava, desde comida a materiais artísticos.
É em Paris que começa a crescer o interesse de pintar as ruas e natureza das cidades, algo que vai representar também com a captura dos hábitos da população.

Em cima: Vincent; Em baixo: Theo.

Retrato de Père Tanguy, 1887.

O Café Nocturno, 1888.

Foi em 1888 que se apaixonou por Arles onde morou na famosa casa amarela. Foi também onde a sua amizade com o também pintor Paul Gauguin se torna mais forte mas também trágica, sendo que culmina com o evento, que toda a gente conhece, de Van Gogh a cortar a orelha a si próprio. Para além disso, Van Gogh e Gaugui influenciaram-se mutuamente em grande escala, sendo que pintaram como nunca, tanto em qualidade como em quantidade e experimentaram novos temas.

A Casa Amarela, 1888.

Quarto de Vincent em Arles, 1889.

Auto-retrato com orelha ligada e cachimbo, 1889.


Nos seus últimos anos, Van Gogh esteve muito mal no que toca ao lado psicológico e por isso foi admitido num Hospital de modo a que pudesse ter alguém a tomar conta dele. Foi também por volta desta altura que conheceu o Dr. Gachet, alguém que vai retratar e que o ajuda muito (e penso que será uma das principais personagens no filme Loving Vincent).
No dia 27 de Julho de 1890, Van Gogh baleou-se a si  mesmo e acaba por falecer 2 dias depois. Esteve sempre acompanhado pelo seu irmão Theo.

Retrato de Dr. Gachet, 1890.

A Igreja de Auvers (pormenor), 1890.

Não vos quero aborrecer como uma quantidade enorme de factos, por isso vou terminar ao dizer que me deixa muito, muito, muito triste por saber o quanto Van Gogh adorava pintar e o quanto ele pintava (houve meses em que ele pintou mais de 60 telas, o que é imenso) e que apenas vendeu um quadro enquanto era vivo. E agora olhem para ele: toda a gente gosta dele, as pinturas deles são vendidas por milhões e todos os dias há uma fila enorme para entrar no Museu Van Gogh em Amesterdão para ver e conhecer as suas obras e vida. Isso deixa-me triste e só espero que ele saiba o quanto é adorado nos dias de hoje.

Noite Estrelada, 1889.

Doze Girassóis Numa Jarra, 1888.

Campo de Trigo com Corvos, 1890.

Se querem ficar a saber mais sobre Van Gogh aconselho-vos a verem o filme Lust For Life (1956) e um episódio de Doctor Who chamado Vincent and The Doctor, que pode não ser 100% real mas é maravilhoso (Série 05, Episódio 10).

E aqui fica o trailler para o filme Loving Vincent:


Já sabiam deste filme? Gostam das obras de Van Gogh ou têm preferência por outros artistas?


Lena ♥




© Helena Pereira, My love for Van Gogh, 2016 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx