segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

43 horas em Amesterdão | Dia1


Olá!
Entre 15 e 17 de Janeiro estive em Amesterdão com 3 primos. O intuito principal desta viagem foi o de assistir ao concerto dos Paramore, que aconteceu na noite de dia 16. Já que a banda nunca mais cá voltou depois do concerto no Alive de 2011 e é uma das bandas favoritas de uma das minhas primas, falei com ela e lá fomos nós.
Tinha pensado fazer apenas um post, mas são tantas as fotografias que quero partilhar convosco, que me pareceu melhor fazê-lo em dois.







Enquanto estivemos em Amesterdão, estava no fim o anual Festival das Luzes. Este festival consiste numa série de obras de arte luminosas espalhadas pelos canais, o que faz com que seja uma adição excelente a um passeio de barco que assim pode ser feita durante a noite.
O tema deste ano era sobretudo acerca das mudanças do mundo, não só climáticas, como também políticas e sociais. Todas as obras são criadas de propósito para o festival, havendo uma fase de candidaturas após a qual um júri escolhe aquelas que irão para os canais. No ano 2017-2018 foram 35 as obras escolhidas, sendo que uma delas estava sempre presente, pois era um fio de luz vermelha que dava a volta a todos os canais.
Claro que, durante a viagem de barco, é dada uma explicação para cada obra.
Havia obras absolutamente fantásticas. Uma das que mais gostei, e que não está nas fotografias, pois as luzes mexiam, o que fez com que todas as fotografias ficassem desfocadas, mostrava o impacto que a passagem do barco criava no fundo da água.






Ficámos num hotel localizado na Damrak, uma das principais ruas de Amesterdão, que liga a Praça Dam (onde nasceu AmsterDAM) e a Estação Centraal. Foi, sem dúvida, a melhor localização. Pudemos ir a todo o lado a pé e não faltava sítios para visitar.
Como foi a minha segunda vez em Amesterdão foi também mais fácil saber para onde ir e como lá chegar e foi também uma oportunidade de explicar algumas coisas sobre a cidade aos meus primos, que espero que não tenham ficado muito aborrecidos.





A noite acabou na infame Red Light District. Parece que agora vai ser obrigatório as pessoas passarem nestas ruas com as costas voltadas para os edifícios, para que as, maioritariamente, raparigas nas janelas não se sintam desconfortáveis com tantos olhares.
Quando lá passámos ainda não eram 22h, por isso não havia muito movimento, ainda por cima a uma segunda-feira.
Embora esta não seja uma característica da cidade de me fascine particularmente, gosto da liberdade e do à-vontade que os holandeses têm em relação a estas coisas, seja pelas pessoas que estão nas janelas a trabalhar, e que o fazem com a maior descontracção enquanto lêem um livro ou jogam no telemóvel, ou pelas que entram sem qualquer problema.


E pronto, estas foram as nossas primeiras horas por Amesterdão. O segundo dia vai aparecer por aqui muito brevemente, cheio de fotografias bonitas.

Já alguma vez foram a Amesterdão?



Lena ♥




© Helena Pereira, 43 horas em Amesterdão | Dia 1, 2018 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx