terça-feira, 4 de julho de 2017

Paris | Dia 1


Olá!
Como já mencionei algumas vezes por aqui, há uns meses atrás fui a Paris! Venho então partilhar convosco os sítios lindos pelos quais passei.

Foi a minha primeira vez em Paris e por isso eram muitos os sítios que queria visitar, e infelizmente não consegui ver tudo o que tinha planeado, mas isso só me dá mais vontade de lá voltar o quanto antes.
Como chegámos a uma sexta-feira decidi que seria o dia ideal para ir a Louvre, pois fica aberto até mais tarde. Não vi provavelmente nem metade, mas vi algumas das obras que mais queria ver. E não, não estou a falar da Mona Lisa.

No caminho para o Louvre passámos pelo Jardin du Palais Royal que me deixou encantada pela sua simplicidade absolutamente bonita. Havia flores por todo o lado e, mesmo que murchas, eram lindas.
Fiquei muito feliz por ver que, em Paris, aproveitam todos os cantos para pôr flores, incluindo imensas tulipas!





A seguir fomos, então, ao Louvre. E, meus amigos, fiquei fascinada. Eu não sou muito dada a arquitectura, mas devo dizer que o Louvre se supera. O meu pai é que liga mais a isso (ele só vai a museus porque eu "obrigo" e porque gosta de ver os edifícios) e adorou também.
Devo dizer que fiquei bastante admirada, pois sabia que este é um museu sempre cheio e pensei que ia ser completamente impossível andar por lá, mas nada disso. A entrada foi super rápida e consegui andar à vontade. A única parte mais caótica é, como devem imaginar, a sala da Mona Lisa.








Vejam só o trabalhado destes tectos! Absolutamente formidáveis!


Psique, Praider, 1824.

Cupido e Psique, Antonio Canova, 1797.

Estas peças deixaram-me encantada. Achei-as extremamente delicadas. O detalhe do animal e aqueles dedos tão leves...uau!

A Adivinha, Caravaggio, 1594.

A Morte da Virgem, Caravaggio, 1604-1606.
Tenho a confessar que foram já algumas as vezes que chorei em museus, mas nunca como quando vi esta obra de Caravaggio.
Eu passei anos a estudar arte e sei onde estão grande parte das minhas obras favoritas, mas às vezes esqueço-me e com a emoção de estar num país e num museu novo ainda mais. Quando vi esta obra não me contive e parecia um bebé. A minha mãe ficou admirada e começou a rir-se de mim, ahah. E há também o factor de uma pessoa ler sempre o tamanho das obras e ter mais ou menos uma ideia, mas vê-las mesmo à nossa frente e com estas dimensões (369x245 cm) é completamente diferente.

Inverno, Outono, Primavera e Verão, Archimboldo, 1573.

Mona Lisa, Da Vinci, 1503-1506.

E só assim se vê a Mona Lisa. Devo dizer que acho que o aparato que se desenrola em volta dela é um tanto ou quanto ridículo, principalmente num museu onde existem obras superiores, incluindo algumas do próprio Da Vinci.

Virgem das Rochas, 1483-1486; La Belle Ferronière, 1490; A Virgem e o Menino com Santa Ana, 1513, Da Vinci.

Como são exemplo estas três. A da direita, A Virgem e o Menino com Santa Ana, é a minha favorita de Leonardo.

Vitória de Samotrácia, c. 190 a. C. 

Tenho um carinho especial pela Vitória de Samotrácia. Como me licenciei em História da Arte, as praxes andaram muito em volta do tema e cada um de nós, enquanto caloiro, teve de interpretar uma obra. A minha calhou-me uma obra do Magritte, mas à que veio a ser uma das minhas amigas mais próximas, calhou esta obra e pensei logo nela mal a vi.

Psique acordada pelo beijo do amor, Antonio Canova, 1787.


Quando saímos do Louvre, fomos lanchar ao Jardin du Carrousel, que fica do outro lado da rua do Louvre.
Aqui percebi logo como Paris tem uma luz absolutamente maravilhosa e rendi-me.








Depois do lanche, que já foi tardio, fizemos um passeio demorado até ao airbnb onde ficámos e depois fomos comprar coisas para o jantar e os pequenos-almoços.
O dia acabou cedo, mas como tinha começado antes das 4 da manhã, foi bom descansar.


Já foram a Paris? Andaram por esta zona?
Qual a vossa obra favorita no Louvre?


Lena ♥




© Helena Pereira, Paris | Dia 1, 2017 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx