quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

The Imitation Game


image from imdb.com



Olá!
Se viram o meu post sobre os nomeados para os Oscars sabem que vos mostrei os filmes que concorrem aos prémios que quero ver. Um deles era The Imitation Game. Fui vê-lo ontem e vim cá dizer o que achei do filme.
Bem...o filme é maravilhoso! Adorei! Acho que todos os actores estão muito bem, com grande força. A personagem principal Alan Turing, interpretada por Benedict Cumberbatch, é quase como que uma continuação do papel que o actor tem como Sherlock, principalmente ao nível das personalidades de ambas as "personagens". Obviamente que uma nada tem que ver com a outra e que Turing é alguém bem mais intenso de interpretar, principalmente pela carga histórica que tem.
Falando da história do filme: é baseada num caso real, tal como mostra no trailler. Tem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo e Turing tem, juntamente com mais umas pessoas, o papel de desvendar mensagens alemãs de modo a acabar com a guerra com uma derrota alemã. Obviamente que todos sabemos que isso acabou por acontecer, mas é tão interessante ver como aconteceu tudo realmente e termos num filme toda a importância do lado mais psicológico da guerra e não tanto o físico cheio de armas e bombas.
O filme tem 3 tipos de acção: quando Turing estudava, o que fez durante a guerra e o que lhe aconteceu depois, sendo que é nesta última que o filme começa e a partir daí se desenrola o resto. Todas estas acções são importantes para percebermos o génio que Alan Turing foi. 
A contribuição dele para a decifração do código baseia-se na construção do que podemos considerar o primeiro computador e os estudos que faz para chegar a esta máquina são aqueles que depois são tidos em conta para se desenvolverem os computadores que todos temos em casa hoje em dia.
Se não sabem como é que Turing acabou a sua vida eu também não vou dizer, porque se virem o filme vão ficar a saber, mas aviso já que é uma das partes mais emocionantes e que é capaz de vos deixar revoltados. Pelo menos a mim deixou.
O filme é cheio de tensão e embora saibamos como acabou a guerra a pergunta "será que conseguem?" acompanha-nos durante toda a acção. Acho que isto acontece porque Turing vê as suas capacidades serem duvidadas muitas vezes e queremos que tudo resulte não só para acabar a guerra mas para termos a certeza de que ele consegue mostrar do que é capaz.
Aconselho imenso que vejam o filme, a sério!! Agora só quero que ele saia para DVD para o ter e quero ler imensos livros sobre Alan Turing.
Já o viram digam-me o que acharam.






Lena ♥




©Helena Pereira, The Imitation Game, 2015 All Rights Reserved.

1 comentário:

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx