sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Green Book


Olá!
Sei que é já um pouco em cima da hora, mas com tantos filmes que tenho visto, não fosse esta a Oscar Season, não ia conseguir não falar sobre eles.
Como faço todos os anos, vou falar separadamente sobre aqueles que vi pelo cinema e aqueles que vi em casa. Peço, desde já, desculpa por tudo o que aí vem, mas prometo que há filmes muito bonitos sobre os quais falar.

Começo, então, por vos falar do Green Book. Tive a sorte de assistir à antestreia, o que dá mais uma razão para falar dele individualmente.
Este filme conta com 5 nomeações aos Oscars: Melhor Filme; Actor Principal (Viggo Mortensen); Actor Secundário (Mahershala Ali); Argumento Original; Edição de Filme.

image from imdb.com

Baseado na história verídica de Dr. Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista afro-americano que se vai afastar de Nova Iorque durante 2 meses, para realizar uma digressão pelo Sul dos Estados Unidos da América.
Estamos nos anos 60 e Shirley precisa de alguém que o conduza pelas ruas do sul, mas que seja também capaz de o defender. Essa pessoa é Tony "Tony Lip" Vallelonga (Viggo Mortensen), um rufião conhecido dos bares e ruas de Nova Iorque, capaz de meter qualquer um no seu lugar. É, portanto, a pessoa ideal para o cargo.
"Green Book" era um guia que existia na altura e que mostrava quais as estradas seguras e quais os hotéis e restaurantes que recebiam afro-americanos nos EUA. Um guia que lhes dava todas as condições para uma viagem segura.
A partir destes meses de digressão, situações complicadas por um motivo ou outro, geradas tanto por Dr. Don Shirley ou Tony Lip, mas também situações divertidas que os levam a conhecer mais de algo que não lhes faz parte, vemos uma grande amizade a crescer.

Apesar de o filme ter o tema do racismo como um ponto central, confesso que este é mostrado, na minha opinião, muito ao de leve. Há cenas fulcrais relativas a este aspecto, que nos criam impacto e que servem para que estas pessoas se compreendam melhor e se aproximem mais. Mas são cenas relativamente rápidas.
As interpretações que aqui temos, tanto de Viggo Mortensen como de Mahershala Ali, são de um grande nível, e tanto um como o outro nos conseguem fazer sentir tudo, seja em momentos mais pesados ou momentos mais cómicos. Dito isto, já há muito tempo que não me ria tanto no cinema como ri com este filme.
Acho que, acima de tudo, este é um filme que mostra como duas pessoas bastante diferentes se podem moldar uma à outra, mas também aprender e evoluir uma com a outra.


Aconselho vivamente a verem o filme. Tenho a certeza que vão gostar, sendo que é também uma forma de ficarmos a saber um pouco mais sobre a história dos EUA desta época, bem como destas duas personalidades, que aparentemente são bastante conhecidas, mas de quem eu nunca tinha ouvido falar.


Lena ♥


© Helena Pereira, Green Book, 2019 All Rights Reserved.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx