quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

gifs de pintura // gifs of paintings


Olá!
Estou, finalmente, de férias e isso significa que estou de volta ao blog! Yaaay!
Para marcar o meu regresso e o início do mês, decidi trazer-vos algo relacionado com o que eu estudo mas que seja divertido e interessante para vocês: gifs de pinturas.
De certeza que já viram alguns deles por aí, mas eu gosto tanto de ver pinturas que eu adoro quase como que a ganhar vida que não resisti a trazer-vos alguns.

Hi!
I'm finally free from classes so that means that I am back on the blog! Yaaay!
To mark me being back and beggining of the month I bring something related to what I study but that it might be fun and interesting for you: gifs of paintings.
You probably already saw some of them but I really like to see paintings that I love almost coming to life that I did not resist on bringing you some.



Comecemos por um dos quadros mais conhecidos de sempre: Starry Night de Van Gogh. Por ser muito conhecido é também uma das obras que tem mais variações de gifs. Eu não me canso de os ver a todos. Trago-vos dois exemplos. // Let us start with one of the most known paintings of all times: Starry Night by Van Gogh. For being so known it is also one of the paintings that has more gifs. I can't get tired of watching them. I bring you 2 examples.





Continuando no mundo de Van Gogh desta vez com um auto-retrato de 1887. // Another one by Van Gogh with a self portrait from 1887.

                  

E um último exemplo do pintor holandês, com um quadro onde podemos ver o retrato do Dr. Gachet. // And the last example I bring you from a Van Gogh painting is from Dr. Gachet's portrait.


Viajamos agora para um mundo um pouco mais tenebroso, mas que representa uma das épocas que eu mais gosto: o Barroco e nada melhor para o representar do que o pintor italiano Caravaggio com este quadro Judith cortando a cabeça de Holofernes, de 1598-1599. // Let's now go to a darker world but that represents one of the epochs I most love: Barroque and no one is better to represent it than Caravaggio. This painting is called Judith cutting the head of Holofernes and it is from around 1598-99.



Não sei quanto a vocês, mas esta Ophelia do John  Everett Millais sempre me conquistou o coração. É tão bonita e profunda e isso nota-se ainda mais num gif a preto e branco. // I don't know about you, but this Ophelia by John Everett Millais always had my heart. It is so pretty and deap and I think that that shows even more in a black and white gif.



Agora uma obra  neoclássica, vinda das mãos de Ingres, chamada The Source. // Now for a neoclassic painting: The Source by Ingres.


Penso que com o gif desta obra de Luís Ricardo Falero, um pintor espanhol do século XIX, as personagens parecem menos sombiras mas um pouco mais sexuais. Chama-se The Dream of Faust. // I think that with the gif of this work by Luis Ricardo Falero, a XIX century spanish painter, the charcaters look less adark and more sexual. It is called The Dream of Faust.



O próximo exemplo é The Lovers, uma obra de 1928 de Magritte, já não é um gif que parte da própria tela mas sim uma encenação. Mesmo assim, gosto muito deste pedacinho mexido. // The next painting is The Lovers, a work from 1928 by Magritte, and it is not a gif made from the paintig but an act of it. Even so, I really like this moving piece.



Toda a gente conhece Gustav Klimt pelo seu Beijo, mas o retrato de Adele Bloch Bauer I também não lhe fica atrás em beleza. Vejam como ela nos pisca o olho. // Everybody knows Gustav Klimt by his Kiss but the portrait of Adele Bloch Bauer I it is not far away from it when it comes to beauty. Just see how she winks.



Apesar de ser o que eu estudo, não posso conhecer tudo e por isso descobri esta pintura de Paul Delaroche, um pintor francês, que acho ser muito bonita. Chama-se A Jovem Mártir e é de 1855. // Although it is the thing I study I do not know everything and so I've discovered this painting by Paul Delaroche, a french painter, and I think it is really pretty. It is called The Young Martyr and it is from 1855.



Do mesmo autor trago-vos Louise Vernet, a mulher do pintor no sei leito de morte. Acho que é uma obra muito pacífica e a adição que fizeram ao gif dá-me esperança. // From the same painter I bring you Louise Vernet, a portrait of the paiter's wife in her death. I think it is a really peaceful painting and with the add the gif has I feel hope.



Mais um artista do qual eu não conhecia muitas obras: William Adolf Bouguereau. A obra chama-se Elegy e é de 1899. // Another artist from which I did not know many things: William Adolf Bourguereau. The painting is called Elegy and it is from 1899.



Mais uma obra que penso que quase toda a gente conhece: Guernica de Picasso. // Another paiting that I think almost everyone knows: Guernica by Picasso. 



Não consigo dizer com certeza se já conhecia ou não as obras de Herbert James Draper. O nome não me é familiar. Podem ver como estes gifs já me ajudaram a aprofundar ainda mais os meus conhecimentos. Esta obra tem o nome de The Kelpie e é de 1913. // I can't tell for sure if I already knew the work of Herbert James Draper. The name doesn't say a thing. As you can see this post about gifs helped to get to know some more artists. This painting is called The Kelpie and it is from 1913.



Termino com uma obra de uma artista portuguesa: Helena Almeida. Aqui podemos ver a junção das fotografias que compõem Para Um Enriquecimento Interior, de 1976. // I end this post with a portuguese artist: Helena Almeida. Here you can see the pictures that compose Para Um Enriquecimento Interior (translated it is something like: For an Interior Enrichment) and it is from 1976.


Já conheciam alguns destes gifs? O que acham desta nova vida que ganham as pinturas? // Did you already knew some of these gifs? What do you think about this new life that some paintings get?


Lena ♥




© Helena Pereira, gifs de pintura // gifs of paintings, 2016 All Rights Reserved.

7 comentários:

  1. Não conhecia isto!!!!! Mas é tão brutal!!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. I like your blog, its really dope.
    Do you want to follow each other?
    If you want, than follow me, and let me know in comments, so I can follow you back with pleasure.

    We can follow each other on Instagram @andjela.dujovic, let me know in the comments so I can follow you back.

    www.bekleveer.com
    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha visto nenhum destes gifs mas gostei muito!!

    Abraço (:
    NEW POST! Blue Jeans, White Shirt!

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia de todo este tipo de arte!
    Muito giro!
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  5. Adorei! Não fazia ideia que andavam a fazer este tipo de coisas mas o resultado é fantástico, obrigada por partilhares! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Eu sou aluna de artes e este tipo de posts interessa-me muito!! Os gifs ficaram fantásticos!! Não conhecia algumas dessas obras.
    Beijinhos :*
    Elefante Mágico

    ResponderEliminar

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx