quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Casual Vacancy by J. K. Rowling


Olá!
Finalmente trago-vos a tão prometida crítica ao livro Morte Súbita escrito por J. K. Rowling, que obviamente toda a gente conhece como sendo a autora do mundo mágico do Harry Potter.
Já acabei de ler o livro há algum tempo, mas tenho sempre dificuldade, sabe-se lá porquê, em explicar direito o porquê de ter gostado ou aquilo com que podem contar e isto acontece tanto para livros como filmes, séries, etc, e então quis ter a certeza que estruturava o que queria dizer para não fazer asneira.
Li o livro em português porque apanhei uma promoção no Continente que fez com que o livro estivesse a metade do preço e nem pensei duas vezes. Considero-o super bem traduzido, por isso não tenham medo em ler a tradução.

Hi!
Finally I bring you my review about the book Casual Vancancy by J. K. Rowling that obviously everyone knows as being the author of the magical world of Harry Potter.
I've finished the book a long time ago but, I don't know why, I always have some difficulty to explain why I loved something and to talk about it, and this happens with books but also movies and tv shows, so I wanted to be sure that I had everything structured so I won't mess up.


Não vou falar muito sobre a história, porque não quero revelar nada que não deva. Começa com a morete súbita de Barry Fairbrother, membro da Assembleia Comunitária de Pagford. Podia ser apenas uma morte qualquer mas a história atravessa todos os problemas que esta acaba por causar tanto na comunidade como na vida provada de várias personagens, algumas mais próximas de Barry do que outras. De repente algumas pessoas revelam o seu "verdadeiro eu" tanto às suas famílias como a elas próprias, algo que traz várias mudanças à forma como agem. Más personalidades são reveladas tal como amores escondidos.
Um ponto de que gostei muito foi ver como os filhos de amigos de Barry ficaram com este acontecimento e ver como algumas coisas que nunca pensaríamos lhes acontecem devido às acções que os seus pais tomam.
A minha personagem favorita é a Samantha que é quem traz os momentos divertidos ao livro, embora não seja uma das personagens principais. Também gostei muito da Kristin que embora sendo adolescente é também aquela personagem que nos faz pensar muito e mostra como uma criança pode tomar melhores decisões que todos os adultos juntos.

//

I won't talk too much about the story because I don't want to reveal anything I should not. It starts wiht the casual dead of Barry Fairbrother a member of Pagford's Community House. It could be just another dead but the story goes through all the problems it causes eihter in the community and also in the private lifes of all the characters, some closer to Barry than others. Suddendly some people reveal the real them to their own families and even to themselves and that brings a lot of changes to how they behave. Bad personalities are revelead as well as long time loves that went hidden. 
One point that I liked a lot was to see how the kids from Barry's friends ended up with this story and to see how some unimaginable things happen to them just because the actions of their parents. 
My favourite character was Samantha that brings all the funny moments to the book althought she is not one of the principal characters. I also liked Kristin a lot and I in spite she being a teenager she is also one of the characters that make you think a lot and show you how a kid can have better actions than all of the adults together.


Pensei que este estilo de escrita mais bruta da J. K. não me fosse chocar, pois não li o Harry Potter quando era pequena (na altura não gostava mesmo nada de ler) e por isso não associo a escrita dela à minha infância/primeiros anos de adolescência, mas sempre que lia palavrões ou referências a masturabação ou drogas s´ó pensava "não, o Harry Potter não faz isso". Já vi que imensa gente também tem este problema mas digo-vos que se torna mais fácil assim que entram em fundo na história, sendo que é o único tipo de linguagem que faz sentido para ela. // I thought that this rough style of writing by J. K. was not going to shock me that much because I did not read Harry Potter when I was a kid (I really did not like reading at that time) so I don't associate her writing to my childhood/early teenage years, but everytime I read a swear-word or referencies to masturbation or drugs I just thought like "no, Harry Potter does not do that". I've seen that some people have this problem too but I can tell you that it gets easier once you get into the story because it is the only language that makes sense to it.


De uma maneira geral, gostei bastante do livro. Às vezes alguns pormenores aborreciam e faziam-me perder um pouco, mas gostei muito da história e do seu seguimento e o final foi, pelo menos para mim e durante 98% do livro, inesperado. É também uma óptima forma de ficar a conhecer uma outra forma de viver em comunidade e das acções que as assembleias e os seus membros tomam ou pensam em tomar tanto em benefício da população em geral como em benefício próprio, fazendo-se tentar valer mais que os outros. Aconselho a lerem. // In a general way I really liked the book. Sometimes some details bored me and made me lost a bit but I really liked the story and the sequence of events on it and the ending was, at least for me and in 98% of the book, unexpected. It is also a great way to get to know another way of living in community and also to know the decisions that the community houses and their members make in benefit of the population in general as well as their own making out of themselves more than that they actually are. I advise you reading it.

Já leram este livro? O que acharam? // Have you read this book? What did you think about it?



Lena ♥


© Helena Pereira, Casual Vacancy by J. K. Rowling, 2015 All Rights Reserved.

18 comentários:

  1. Não conhecia esse livro mas pareceu-me interessante!

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca li, mas fiquei interessada em ler! Tenho de o pedir emprestado a uma amiga!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. hey there my dear :) cool post !its pretty! please keep doing more :)

    Visit my pages if you like and maybe you would like to follow each other? let me know and leave me your links aswell


    My Blog ´suvarnathegolden´
    | Facebook | LOOKBOOK | IG@suvarna_goldBloglovin header/button/signatur for your blog

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho-o em casa, acho que o meu pai já o leu. Tenho mesmo de o ler!
    R.: imagino que as idas à praia sejam difíceis assim! Mas sempre podes optar por praias com menos gente que, apesar de terem areia, não tem os ditos distribuidores! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  5. Pelo o que dizes, parece bem interessante, adoraria lê-lo, até pela autora. Quando fui a Londres comprei um livro dela, o qual ela assina com o nome de Robert Galbraith, só que tive algumas dificuldades em lê-lo por ser em inglês e não consegui acabar, mas decerto que em português deve ser muito bom.

    xxxx

    http://sixmilesdeeper.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero imenso ler esse livro de que falas! Quando despachar os que tenho cá por casa vai ser um dos que vou comprar! xx

      Eliminar
  6. I havent read this book, I think it has great story and I wanna read it ^^'
    thanks for sharing ^^

    torichux3.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado querida, por tudo <3
    Estou a ver que, afinal, temos imensa coisa em comum **, Fico mesmo feliz por encontrar pessoas como tu por este mundo dos bloggs. É ótimo!!!

    Confesso que o livro me cativou pela capa mas, depois de ler a sinopse, fiquei rendido :o Quero ler. Manda-mo <3

    NEW REVIEW POST | Catrice: Prime And Fine Mattifying Powder Waterproof
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. ando para ler esse livro há tempo...sempre adorei a saga harry potter acho que já li os livros mil vezes assim como já vi os filme outras mil,e nunca me canso...por isso cheira-me que este também me vai cativar...
    beijinho *.*

    ResponderEliminar

Thank you for passing by and commenting on my blog!
I answer when I see the comments.
xx